Blog

nome do post Fisioterapia nas corridas Escrito por: adm
Fisioterapia 08 de Outubro de 2015

Hoje a Fisioterapeuta Integral falará sobre os preparativos que devemos ter com nosso corpo antes de uma prova de corrida.

comoseprepararHoje vamos nos preparar para as próximas provas que vêm por ai: Meia Maratona Internacional de Florianópolis, Corrida pela PAZ, Corrida ACIF 100 anos... São muitas provas próximas umas das outras e precisamos estar com a nossa estrutura corporal em dia para terminá-las sem danos à saúde. Aqui na Integral pregamos a importância de um trabalho interdisciplinar que reúna atividade física, fisioterapia e alimentação saudável.

O que devo fazer antes das provas?

Nas semanas que antecedem as provas é necessário colocar nossa estrutura corporal em dia: ossos, músculos, articulações, fascias, nervos. Por isso é necessário realizar sessões de fisioterapia preventiva, para eliminar as tensões corporais que podem causar disfunções e serem maléficas durante e após a corrida, e para tratar daquela dor que aparece durante os treinos. Não deixe ela de lado! Lembre-se: dor é a maneira que o nosso corpo tem nos informar de que algo está errado. Não ignore! Cuidar da alimentação e da hidratação também é muito importante. Nos últimos dias antes das provas não se deve realizar atividades vigorosas, deve-se poupar o nosso sistema musculoesquelético (lembre de seguir sua planilha e estar em contato com seu treinador). O hábito de alongamento deve ser mantido nesses dias, especialmente o dos membros inferiores que são os mais exigidos. Os grandes grupos musculares que devem ser lembrados: triceps sural (panturrilha), quadríceps (anterior da coxa), isquiotibiais (posteriores da coxa) e tibial anterior (canela). Após os treinos faça aplicação de gelo nos locais que sente mais sensibilidade, normalmente: canela, joelhos, tornozelos. Coloque um pano fino entre a pele e o gelo, e deixe por 30 minutos no local. Lembre-se também da sola do pé: a fascia plantar. Relaxe ela com uma bola de tênis, massageando a região ao pisar e rolar a bola de tênis, e, se necessário, faça essa massagem com uma garrafa de água congelada.

E como agir no dia da prova?

Na noite anterior durma bem, não coma alimentos pesados. Chegue cedo ao local da prova para fazer o aquecimento. A fisioterapia também auxilia nesse momento:

  1. Pré-Evento

Auxilia na fase de aquecimento, favorece a circulação sanguínea, reduz o estresse muscular, melhora a flexibilidade muscular preparando os músculos para a melhor performance possível. Deve ser feita 30 minutos antes da competição, dura em torno de 15 minutos e é mais vigorosa para despertar a musculatura.

  1. Pós-Evento

Atua na redução dos espasmos musculares, libera as toxinas decorrentes do metabolismo durante o evento desportivo, acelera a recuperação muscular e melhora a nutrição dos tecidos, diminuindo as chances de lesões. É aconselhável que seja realizado até 2 horas após a competição. Agora cuide-se após as provas Esse é o momento para cuidar das lesões que restaram após as provas. A fisioterapia deve ser semanalmente, recuperando o atleta para ele voltar aos treinos com saúde e qualidade dos movimentos. Mesmo após a melhora dessas lesões, a manutenção com a fisioterapia preventiva é necessária para que nas próximas provas e treinos todo o corpo possa estar em equilíbrio para trabalhar de forma adequada e econômica.

Não espere estar lesionado para procurar a fisioterapia. Ela também atua de forma preventiva.

  Contato: Fabiana Pinheiro Silva CREFITO 10 4473 LTT-F | fisioterapia@culturadacorrida.com  

Compartilhe:
Comentários