Blog

nome do post Dia das Mães - Como ficar linda sempre Escrito por:
Nutrição 09 de Maio de 2017

O Dia das Mães está chegando e nossa nutricionista, Marcia, quer dar dicas para você se manter bonita sempre!

Preocupados em trazer um texto para as Mães Integrais, ficamos pensando qual seria o melhor tema a ser abordado. A mãe integral é aquela mulher que é mãe, doce, preocupada com a família, porém não perdeu seus instintos femininos, sua vontade de melhorar sempre e, principalmente, ser mais saudável e integral em todos os sentidos.

Então pensamos que o assunto deveria abordar uma alimentação que nos melhora de dentro para fora, deixa a gente mais bonita e nos leva, por meio dos nossos pés, cada dia mais longe.

Vamos falar dos alimentos antioxidantes, que nos ajudam a combater os sinais da idade e a proteger o corpo de doenças.

O que são Alimentos Antioxidantes?

A princípio eles eram conhecidos por combater os radicais livres presentes no organismo, como consequência diminui o envelhecimento precoce. Mas, pesquisas indicam que inseridos na alimentação diária, antioxidantes auxiliam na boa saúde do organismo e podem inclusive ajudar a proteger o organismo do câncer e de doenças do coração.

São substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável. Cujo papel é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres.

Radicais Livres

São moléculas que, apesar de fundamentais para a saúde, quando em excesso, os radicais livres passam a oxidar células saudáveis, como proteínas, lipídios e DNA. Esse ataque constante leva ao desenvolvimento de doenças crônicas, como a aterosclerose, a obesidade, o diabetes, a hipertensão, e o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Parkison, e alguns tipos de câncer.

Como a alimentação pode auxiliar no equilibrio destes agentes

A importância dos antioxidantes está justamente no fato de que estes são capazes de regular a quantidade dos radicias livres no organismo.

De maneira geral, ter uma dieta equilibrada e variada, já é capaz de garantir uma refeição saudável, sempre respeitando o equilíbrio entre os nutrientes para a manutenção da boa saúde.

Segundo a OMS, “quando há um desequilíbrio entre essas substâncias e um excesso de radicais livres formados, ocorre o estresse oxidativo. É ele que danifica as células e os tecidos, e pode ser responsável pelo início do envelhecimento precoce e de muitas doenças”.

A função destes alimentos é combater os chamados radicais livres, que afetam negativamente o organismo e são produzidos naturalmente pela respiração e na produção de energia.

Alimentos antioxidantes

  • Vegetais verdes folhosos - especialmente as ervas aromáticas. Prefira sempre a forma in natura ou minimante processada.
  • As principais vitaminas antioxidantes são A, C e E. Frutas e verduras em geral são alimentos ricos nestas substâncias.
  • Polifenóis - encontrados em chás, suco de uva, azeite de oliva e frutas oleaginosas.
  • Vitamina E - também previne a oxidação da LDL, o mau colesterol. É encontrada em: avelãs, nozes, sementes, óleo de peixe.
  • Vitamina C - também age nutrindo as células e protegendo-as de danos causados pelos oxidantes. É encontrada em: morango, laranja, abacaxi ou kiwi.
  • Carotenoides - o betacaroteno e o licopeno pertencem a este grupo. São encontrados em: cenoura, frutas vermelhas, tomate, abóbora, damasco, beterraba, pitanga, mamão, manga e batata-doce.
  • Polifenois - o resveratrol e os flavonoides são os principais integrantes do grupo. São encontrados em: alface roxa, couve, chocolate, canela, orégano, azeite, chá, rúcula, espinafre, brócolis, uva, banana, goiaba, gengibre, nozes, cravo e vinho tinto.

O nosso objetivo é fazer você viver Feliz e melhor!

Venha #SerIntegral :)

Compartilhe:
Comentários