Blog

nome do post Dispareunia - você já ouviu falar? Escrito por:
Fisioterapia 16 de Maio de 2017

Já apresentamos em outras oportunidades o trabalho da fisioterapia uroginecológica e, neste artigo, nossa fisioterapeuta, Deise, irá falar sobre Dispareunia. Você já ouviu este termo? Talvez você tenha dor no ato sexual e não sabe como buscar tratamento, aqui pode estar a solução!

O que é Dispareunia?

Dispareunia é um termo médico genérico para dor na relação sexual e logo após o ato.

É mais comum em mulheres do que em homens. Sendo a segunda queixa mais comum de problema sexual relatada aos ginecologistas, ficando atrás apenas da falta de desejo sexual.

Relação Sexual

Sexo não deve ser motivo de dor ou desconforto, porém para algumas mulheres, um ato que deveria ser de prazer, torna-se dolorido e desconfortável.

Se a penetração é possível, mas dores recorrentes e persistentes aparecerem, esta situação é identificada como Dispareunia, que diferente do Vaginismo - caracterizado por dificuldade ou impedimento de penetração , por contração dos músculos da vagina. Ambos tem possibilidade completa de tratamento.

Dores

As dores podem ocorrer em vários locais da genitália, como: região externa da vagina (vulva), na entrada, no meio ou até no fundo da vagina. São demominadas:

Vulvodínia – dor fora

A dor na região externa da vagina é chamada de vulvodínia ou vestibulodínia. Esta dor geralmente é em forma de queimação.

Uterina – A dor no fundo

Geralmente tem causas uterinas.

A dor no meio

Já as dores no meio da vagina podem tanto ter causas musculares, uterinas ou outros fatores. As causas podem ser físicas e/ou psicológicas, sendo que a dor pode ser ardente, acentuada ou gerar cólicas.

Os músculos pélvicos geralmente ficam tensos, o que por si só aumenta a dor - seja superficial ou profunda, consequentemente se a relação provoca dor o desejo será afetado.

É necessário acompanhamento com ginecologista, psicólogo e fisioterapeuta para que ocorra uma abordagem completa com melhora do sintoma e da qualidade de vida.

Você sente ou tem sentindo dores no ato sexual ou após o ato? Você sabia que a fisioterapia pode ajudar? Agende um horário!

Deise Ferreira de Oliveira - Fisioterapeuta Integral - (48) 99125-6776

Compartilhe:
Comentários
Posts mais populares
Alimentação x TPM Nutrição
Categorias
Nutrição Fisioterapia Treinos Sustentável Integralização Psicologia Receitas
Instagram
Facebook