Blog

nome do post Disfunção Temporomandibular Escrito por:
Fisioterapia 13 de Março de 2017

A Fisioterapeuta da Integral, Greicy Wosniak, preparou uma matéria sobre a Disfunção Temporomandibular. Talvez você tenha se perguntado: "Mas como isso pode interferir no meu dia a dia?". Pois é, em muita coisa. Então leia o texto e veja como se cuidar!

Articulação Temporomandibular (ATM)

A ATM realiza o movimento de abertura e fechamento da boca permitindo que sejam realizadas ações diárias como mastigar, deglutir, falar, além de estar associada à respiração e estética facial. Ela faz a ligação entre a mandíbula e o osso do crânio, que tem como localização à frente das orelhas. Essa articulação é composta por um disco articular, ligamentos, músculos, nervos e vasos.

Postura e ATM

Ao manter nossa cabeça levantada ocorre uma série de ajustes posturais para que haja equilíbrio entre as forças musculares do corpo inteiro, ou seja, o nosso corpo está todo ligado (através da fascia, músculos, ligamentos, ossos). Sendo assim, um movimento do nosso pé pode desencadear uma série de ajustes até chegar na cabeça.

Alguns músculos estão indiretamente ligados entre a cervical e a mandíbula, portanto quando há um movimento da coluna cervical também ocorre um movimento da mandíbula.

Disfunção Temporomandibular (DTM)

A DTM é um conjunto de disfunções de origem articular ou muscular das regiões da boca e face. Presente com maior frequência em mulheres. Quanto à idade pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas a maior incidência é entre 30 e 40 anos.

Causas

A DTM pode ser causada por diversos fatores como: alterações estruturais; problemas sistêmicos (fibromialgia, artrite reumatoide); distúrbios do sono; problemas respiratórios devido à utilização excessiva da musculatura que ajuda na respiração; alterações posturais; distúrbios emocionais; traumas; problemas dentários; hábitos que provocam a contração sustentada dos músculos (bruxismo, morder unha ou objetos, mascar chicletes, tabagismo). Os tipos de DTM podem ser de origem articular ou desordens musculares.

Sintomas

Os sintomas podem ser variados e por isso geralmente provoca erros no diagnóstico da disfunção. São sintomas comuns nos pacientes com a DTM: cefaleia em pontos localizados na cabeça, estalido da articulação ao abrir ou fechar a boca, crepitação na ATM (ruídos como se fosse areia), desvio no movimento da mandíbula, diminuição da abertura da boca, dor na articulação e nos músculos da face. Alguns sintomas encontrados com menos frequência que também podem aparecer são: dores e zumbidos no ouvido, vertigens, dor de dente, dor cervical, alterações oftálmicas.

Tratamento

Tendo em vista a diversidade dos fatores que podem levar uma pessoa a apresentar uma DTM, muitas vezes deve ser realizado um tratamento por uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, dentista, psicólogo, médico, fonoaudiólogo, para que haja uma contribuição de diversas áreas e melhorando a eficácia da reabilitação da ATM.

A fisioterapia atua visando restabelecer o equilíbrio muscular que envolve o crânio e região cervical, através de técnicas de mobilização das articulações, relaxamento dos músculos, alongamentos, exercícios de fortalecimento e orientações na mudança de hábitos.

Caso você tenha se identificado com o tema, ou conhece alguém que sofre com esse problema entre em contato conosco!

Referência

TENREIRO, M.; SANTOS, R. dos. Terapia manual nas disfunções da ATM. 1. ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.

Compartilhe:
Comentários
Posts mais populares
Alimentação x TPM Nutrição
Categorias
Nutrição Fisioterapia Treinos Sustentável Integralização Psicologia Receitas
Instagram
Facebook