Blog

nome do post Hidrate-se em todas as estações Escrito por:
Nutrição 22 de Novembro de 2016

Vou te dar cinco motivos para hidratar sempre:

1 - Como o próprio nome já diz, hidratar o corpo, assegurar que ele terá quantidade de água para realizar as tarfas básicas como transporte do sangue, de minerais, auxilia nas defesas do organismo, entre outras;

2 - Uma ingestão adequada de água auxilia na diminuição de retenção de líquidos, ou seja, na redução de peso, além de que se tomada em pequenos egles entre as principais refeições ajuda a controla o apetite;

3 - A água ajuda a carrega as toxinas acumuladas no organismo para fora do corpo, pela urina e pelo suor, e também a água auxilia no aumento do bolo fecal, facilitando a evacuação;

4- Quanto mais hidratada você está, mais bonita está a sua pele, porque a água ajuda na renovação celular e diminuição da descamação da pele seca;

5- E por fim, a água ajuda na absorção de nutrientes, sal e glicose. Este liquido é necessário para transportar esses nutrientes para corrente sanguínea e distribuí-los pelo organismo.

Por isso, é engraçado pensar, só porque as temperaturas baixaram, e pelo fato de suarmos menos, não temos as mesmas necessidades de água. Precisamos usar mais roupar para manter a temperatura corporal, e consumimos menos água.

Manter o nosso organismo hidratado é essencial para que tenha um bom funcionamento. Além de ajustar o processo digestivo, controla a temperatura do organismo e retira toxinas via urina e suor.

Outro ponto importante é que a hidratação retarda o envelhecimento da pele, pois evita o ressecamento e rachaduras que facilitam a formação de rugas, além de mantê-la mais firme e saudável.

Para quem pratica atividade física, a hidratação se torna algo primordial. Evita cãibras, fadiga, elevação da frequência cardíaca, superaquecimento do corpo e até mesmo náuseas. Treinos com mais de uma hora exigem cuidado com a hidratação, pois nesses casos, além do líquido, é necessário repor os sais minerais, principalmente o sódio, que atua na regulação de fluído e retém a água para manter o corpo hidratado.

A recomendação é a seguinte: O recomendado é ingerir 500 ml de líquidos, duas horas antes da atividade física para promover hidratação adequada e ter tempo suficiente para a excreção da água ingerida em excesso. Durante os exercícios, o ideal é beber água em intervalos regulares.

O objetivo é ingerir líquidos em quantidade suficiente para repor toda água perdida pelo suor. É importante que os líquidos sejam ingeridos em temperatura menores do que a temperatura ambiente; A adição de quantidades adequadas de carboidratos e eletrólitos para eventos com duração de mais de uma hora é importante; Em atividades de longa duração, pode-se adicionar sódio na solução de reidratação. Alguns alimentos também podem auxiliar na ingestão de líquidos: frutas (melão, melancia, laranja), legumes e verduras (chuchu, pepino, alface), chás naturais (camomila, erva cidreira e mate) e sopas são excelentes opções para manter o corpo hidratado, principalmente nesse friozinho.

Compartilhe:
Comentários