Blog

nome do post Sazonalidade dos alimentos, você já parou para pensar sobre isso? Escrito por:
Nutrição 01 de Dezembro de 2016

Você sabe o que significa sazonalidade dos alimentos? Este termo se refere quando um produto está em maior demanda no mercado, devido a sua época de colheita.

Saibas mais sobre a sazonalidade dos alimentos e veja quais são os alimentos desta estaçãoMuitos alimentos, principalmente vegetais, possuem uma época ideal de cultivo e colheita. A sazonalidade é um atributo natural daquilo que ocorre em um determinado período, próprio de uma estação do ano. Isso acontece porque os vegetais, assim como os animais, dividem-se em espécies que se adaptam de maneiras diferentes ao clima de cada estação ou até mesmo ao local onde são cultivadas.

A sazonalidade é um fator muito importante para determinar a qualidade dos produtos, o sabor e o preço.

Como a produção não está alinhada aos ciclos naturais, os alimentos podem receber altas “doses” de fertilizantes, o que influencia na qualidade, sabor e visual final do alimento. Os fertilizantes podem deixar a fruta ou legume menos saudáveis e serem prejudiciais à saúde, podendo causar até intoxicação alimentar, além de influenciar no sabor dos alimentos. Hoje em dia é possível encontrar a maioria dos produtos em qualquer época do ano, por causa das novas tecnologias na produção, mesmo em condições adversas, mas a qualidade do alimento pode ser comprometida. No entanto, a sazonalidade ainda é um fator importante para o consumidor escolher o que consumir com preços melhores e alimentos mais saborosos.

É melhor consumir alimentos produzidos dentro de sua sazonalidade. É bom para seu bolso, seu paladar e sua saúde.

Frutas, legumes e verduras quando consumidos na época certa possuem inúmeras vantagens, dentre elas está o fato de podermos comprar alimentos que precisaram de menos pesticidas e fertilizantes para crescer, permitindo a conservação da qualidade e do sabor original. Outra vantagem é o preço dos alimentos sazonais. Em geral, possuem preços acessíveis durante todo o período de duração da safra. Alimentos cultivados fora de época são mais difíceis de serem produzidos e rendem menos do que em sua época certa, consequentemente o preço aumenta pela baixa demanda.

Fique de olho na época certa de cada produto, isto deve ser levados em conta na hora da compra. Confira abaixo exemplos de alimentos desta estação

Manga tommy, mamão papaia, mamão formosa, tangerina poncam, melão amarelo, abacate margarida, carambola, laranja pera, laranja lima, jaca, coco verde, tomate carmem, batata doce rosada, beterraba, cenoura, gengibre, inhame, mandioca, abóbora moranga, repolho, acelga, nabo, cenoura c/ folha, salsa, cebolinha, milho verde, cebola nacional e canjica.

Dica da Nutricionista Integral

Aproveitando o assunto, nossa nutri falará de maneira mais aprofundada sobre a tangerina, que é um dos alimentos "da época"! A tangerina é uma fruta cítrica rica em fibras, vitamina C e potássio. Os benefícios da tangerina para a saúde são principalmente melhorar o sistema imune e combater infecções como gripes e resfriados. Por ser rica em vitamina A, C, fibras e potássio, essa fruta também melhora a digestão e o trânsito intestinal. Há também a presença de um componente antioxidante, descoberto recentemente, chamado nobiletina que controla e impede a elevação do colesterol, prevenindo assim, doenças cardiovasculares, como arteriosclerose e o AVC. A vitamina C age como antioxidante que reforça as defesas e previne contra o envelhecimento precoce das células. O mineral potássio também contribui com a saúde cardíaca, já que ele é responsável pelo bom funcionamento cardíaco e pela transmissão dos impulsos nervosos. As propriedades nutricionais presentes na fruta ajudam no controle e prevenção de doenças como o diabetes e as doenças cardiovasculares.

Vale ressaltar a importância de aliar uma alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e um estilo de vida saudável.

Receita de Bolo de Tangerina

Agora, que tal fazer um bolo de tangerina, super saboroso e saudável? Essa é uma receita da nossa treinadora Jamille.

Ingredientes

4 tangerinas sem bagaço (2 com cascas, 2 sem); 2 xícaras de farinha de arroz; 1 xícara de açúcar demerara; 3 ovos; 1 xícara de óleo de coco (ou de canola); 1 colher de sopa de fermento.

Modo de Preparo

Bata no liquidificador as tangerinas, os ovos e o óleo. Em um recipiente misture a farinha, o açúcar e acrescente aos poucos o conteúdo do liquidificador. Adicione o fermento e unte a forma com óleo de coco e açúcar mascavo,  leve ao forno por 40 min a 200ºC, aproximadamente.

E aí, gostou dessa receita? Se fizer, mande uma foto para a gente!

Quer saber mais sobre nutrição e receitas saudáveis? Clique aqui!

Compartilhe:
Comentários